sexta-feira, setembro 30, 2005

Routemaster

Para o comum dos mortais o título deste post é um mistério a resolver apenas com recurso a um dicionário. Para os Londrinos aquela designação marca o fim de uma era e de um ícone sem par para qualquer turista atento. Os famosos autocarros vermelhos de dois andares, ex-libris da cidade buliçosa, vão deixar de circular progressivamente, até à completa extinção anunciada para Dezembro. Apesar disso vão manter-se duas heritage routes, que é como quem diz, dois percursos que percorrem zonas bastante expressivas da singularidade da cidade e que suspeito servirem um desígnio eminentemente turístico. Antes que se concretize, podemos sempre aproveitar os voos a baixo custo tão em voga nas companhias de aviação e disfrutar uma das últimas viagens destas magníficas máquinas.

terça-feira, setembro 27, 2005

O melhor amigo do homem



ou como demolir a eterna lamentação masculina Precisas mesmo de mais uma mala?

segunda-feira, setembro 26, 2005

Acredite se quiser

Se eu vos dissesse que há professores que dão aulas à noite, numa escola onde não foram colocados, onde não só não dispõem de quaisquer auxiliares de acção educativa, como ainda são incumbidos de levar a chave e desligar o alarme antes de proceder à abertura e encerramento das instalações em cada dia de trabalho, acreditavam?
Pois parece que é prática comum e aceite esta modalidade de completamento de horário tão sui generis e este ano calhou-me a fava. Ou seja, além das aulas de 7º e 8ºanos que lecciono durante o dia, e porque sou efectiva, estou a receber o meu vencimento por inteiro e só me foram atribuídas seis horas lectivas, estou na calha para o que der e vier. Mesmo que isso signifique assumir funções docentes em outros dois ciclos para os quais não possuo habilitação profissional, pois o estágio que frequentei vincula-me ao 3ºciclo do ensino básico e ao ensino secundário.
Confusos? Eu também. Apesar da minha frustração de não leccionar turmas do ensino secundário durante 9 dos meus 10 anos de actividade lectiva refugiava-me na consolação de não ser coagida a leccionar outros ciclos. Este ano a surpresa foi a dobrar: informaram-me logo no primeiro dia de trabalho que iria provavelmente ficar responsável pelo ensino de Inglês nas escolas de 1ºciclo agregadas ao agrupamento de escolas a que me encontro vinculada. Uma semana depois informaram-me ainda que iria leccionar um curso de educação extra-escolar para adultos em regime nocturno (o tal em que supostamente deveria acumular funções de porteira).
Como tenho alguma dificuldade em acreditar que esta situação não tenha saído de um filme de ficção científica de qualidade duvidosa, vou reivindicar a legalidade destas decisões e fazer valer os meus direitos. Ou pelo menos morrer de stress a tentar...

domingo, setembro 25, 2005

Encontros de Outono



Aceitei o convite da amie e rumei à feira de Outono. O resultado dos estragos na bolsa está à vista.

sábado, setembro 24, 2005

She Hate Me

Se não soubesse que é pouco provável que um adolescente de 13 ou 14 anos se interesse pelo novo filme de Spike Lee, esta seria provavelmente uma boa altura de desistir de remar contra a maré e deixar de repetir ad nauseum que na conjugação da terceira pessoa do singular do presente do indicativo em Inglês é necessário acrescentar-se um -s. Ouviste Spike? (Eu sempre fui muito pouco cool em questões linguísticas.)

quinta-feira, setembro 22, 2005

Fruta da época

Ir ao ginásio para quê quando temos de andar a carregar roupa, livros, sapatos e mais livros e arquivadores, dossiers, e casacos escada abaixo, escada acima, tira da bagageira do carro, põe no chão, para chegar ao destino, fazer tudo outra vez, sob o olhar condescendente mas já um pouco amofinado dos progenitores que cada vez têm menos espaço para eles próprios na casa que deixámos. Sempre que muda a estação ou se inicia um novo ano lectivo é esta a fruta da época que se come cá em casa.

No domínio do onírico

Não sou certamente a única pessoa no mundo que ainda não tinha visto o filme Cidade de Deus mas sentia-me como tal. Ontem lá resisti com estoicismo ao sono para me poder sentir um pouco menos excluída cinematograficamente. Curioso foi constatar que afinal os meus sonhos davam mesmo bons filmes, como o m-shelf não se cansa de me lembrar. Não é que numa noite que já não me lembro sonhei que no lugar onde vivia (um lugar muito pouco recomendável por sinal) miúdos impúberes armados afadigavam-se a recolher o semanão dos moradores. Estes pagavam-no sem lamúrias e, imagine-se, com um sorriso nos lábios, certos de estarem a comprar protecção contra roubos e outras desgraças urbanas. Até hoje este pesadelo mantém-se bem vivo na minha memória e ontem, ao entrar naquele universo cruel e distorcido do filme, tudo veio à tona.

terça-feira, setembro 20, 2005

Senhora Dona Lágrimas

Enquanto almoçava em frente à TV pude ver um dessas novas sensações dos reality shows. A dada altura, pelas razões mais diversas, alguns dos concorrentes desabaram em lágrimas. Será que estarem em contacto mais íntimo com o mundo feminino os leva a agir e sentir de acordo? Já estou a imaginar os machos latinos portugueses a vociferar: "pudera eles são todos uns maricas senão nem iam lá". A mim pareceu-me muito saudável que tivessem a capacidade de exteriorizar sentimentos sem se sentirem diminuídos por isso. Quem é que disse que homem não chora? Tanto quanto sei chorar até é muito saudável. Pelo menos ajuda a libertar o stress.

segunda-feira, setembro 19, 2005

Guess where


Apesar do vento, do friozinho característico das noites de rua e do tempo que passou depressa demais é sempre retemperador voltar à Emanha para comer uma tranche espanhola, ir à praia mesmo que seja só para passear o companheiro canino e rever caras conhecidas de tempos pretéritos. Com a serra da boa viagem por moldura ao último fim-de-semana de férias.

terça-feira, setembro 13, 2005

Espírito de Sacrifício

segunda-feira, setembro 12, 2005

O blogomonstro!

Lá vou ter que inventar uma qualquer indecisão premente para lançar aqui a minha primeira blogosondagem. E a culpada é a Luna mais as suas novidadezinhas....

domingo, setembro 11, 2005

O Príncipe e o Pobre

Por aqui tem reinado uma dicotomia curiosa. Por um lado o blogue interactivo e prontamente comentado (só irritantes spammers eu sei mas mesmo assim enchem a caixinha das surpresas)- um verdadeiro príncipe; por outro o pobre que fica depois de apagar os tais comentários. Talvez desista de remar contra a maré (são longos minutos todos os dias a apagá-los um a um) e me fique pelo príncipe.

Humor educativo

sexta-feira, setembro 09, 2005

Preparar o Inverno

Não sei porquê mas em Setembro tenho sempre apetites de mudança muito à flor da pele. Não sei se é o que se possa chamar de nesting instinct mas desde mudar a disposição dos móveis cá de casa, a comprar novas peças de mobiliário ou fazer planos de como ocupar os próximos fins-de-semana vale tudo. Desta vez vou ficar-me pelos programas culturais porque já não há metros quadrados disponíveis.

quinta-feira, setembro 08, 2005

Lá terá que ser

Em resposta à madalena aqui vai

CINCO COISAS DE QUE NÃO GOSTO
Comportamentos humanos: Condutores oportunistas que não respeitam prioridades, regras e demais princípios de boa convivência rodoviária. (Odeio de morte os Chico-Espertos que fingem dirigir-se para a faixa direita e depois, num golpe de desrespeito extremo, se colocam à frente de todos os outros que esperam pacientemente há horas na faixa correcta). Gente altiva, que se tem em demasiada boa conta, com um ego do tamanho do mundo e que pensa que o mundo gira à sua volta. Gente hipócrita e dissimulada. Gente que critica por criticar e reclama por reclamar. Gente desorganizada e incompetente. A falta de civismo generalizada e descarada.

Sabores: Favas e ovos escalfados, salsicha fresca com lombardo, hortelã, noz-moscada, sopa de tomate, dobrada, mão de vaca, orelheira, e recuso-me a comer jaquinzinhos e coelho não por não gostar mas antes por questões emocionais.

O país que Portugal se está a tornar.

Calor excessivo.

Ar condicionado abaixo dos 25 graus.
A minha sinusite.

OOOps! E vão seis.

CINCO COISAS DE QUE GOSTO BASTANTE
A minha vida em geral e as pessoas que fazem parte dela em particular.

Novidades (quando são boas claro!). Coisas novas. Estar informada sobre coisas que me interessam: livros, música, cinema. A Internet aqui tem um papel fundamental. Não conseguiria viver sem ela. Estou viciada.

Chocolate, chocolate, chocolate. Cerejas, Caramelo, Baunilha, Canela, leite condensado, e muitas outras ofensas à dieta alimentar equilibrada que tento manter.

Jogar raquetas de praia, andar de bicicleta (com a nostalgia da série Verão Azul à flor da pele), praticar body combat (para aliviar o stress) e dar passeios a pé.

Receber telefonemas de pessoas que julgava desaparecidas no combate da vida diária.

Dias frescos e solarengos.

5 ÁLBUNS

Como dizia no outro dia a um amigo, não consigo pôr as coisas nesses termos simplistas de: o meu filme, livro, álbum favorito é.... Sou um ser em constante mudança (às vezes até sou capaz de mudar de humor no espaço de 10 minutos) Não pretendo com isto de forma nenhuma sugerir que as pessoas que são capazes de escolher um filme (ou 5) são demasiado elementares, apenas que eu tenho esta incapacidade de escolher quando as ofertas são tão díspares e quando a escolha depende tantas vezes de todo um conjunto de coisas e sentimentos que mudam a cada momento. Se por exemplo tivesse de escolher cinco álbuns para ouvir o resto da vida não sei mesmo o que faria. Iria com toda a certeza escolher no calor do momento e arrepender-me nos segundos seguintes. Lido muito mal com uma rotina à qual não se lhe aviste o fim.

UMA MÃO CHEIA DE MÚSICAS
Ou duas, ou três. Gosto de punkrock, pop, alternativa, worldmusic, e outros géneros que não se conseguem nomear por serem um cruzamento de várias coisas (estes são sempre os mais interessantes)
Tenho ouvido:
White Stripes- Doorbell (a tocar lá no cantinho da gold)
Goldfrapp (o último álbum que comprei)
E o que quer que passe na rádio Radar quando estou no bólide.


PASSO O TESTEMUNHO:
A quem o queira apanhar.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Agenda Diária

  • Esquecer que vi o remake de Bewitched. (Lembrar apenas a banda-sonora.)
  • Visitar (finalmente) a Feira Vegetariana, a decorrer no Jardim Municipal de Oeiras até 11 de Setembro.
  • Acrescentar o blog Sound + Vision aos favoritos.
  • Não adormecer durante a acção de formação "Software para criação de páginas web- Frontpage" enquanto a formadora explica pela milionésima vez as tarefas a realizar uma a uma muiiiitooo....o.....ooo.... devagarrrrrr... ar...ar...ar.....
  • Voltar à fórmula: um post por dia, ajuda a dissolver a azia (principalmente aquela formada por leituras bloguíticas de qualidade que envergonham as mais escorreitas prateleiras).

segunda-feira, setembro 05, 2005

Redimensionar

A Natureza tem a sua forma muito peculiar de nos fazer redimensionar as pequenas contrariedades do quotidiano e reiterar a fragilidade humana. Ultimamente esta premissa tem sido demasiado verdadeira. Como afirma Tyler Durden em Fight Club:
You're not your job. You're not how much money you have in the bank. You're not the car you drive. You're not the contents of your wallet. You're not your fucking khakis. You're the all-singing, all-dancing crap of the world.
Na verdade somos apenas fragéis aglomerados de partículas à mercê dos acontecimentos.

sexta-feira, setembro 02, 2005

Traições Televisivas (parte VIII)

Crime tradutório constatado em : Duas Vidas e o Rio (A River Runs Through it de 1992, realizado por Robert Redford) da autoria de Almeida Rodrigues por intermédio da inigualável Pluridioma.
O pai pede a um dos filhos que encurte a sua composição: "Half as long" - é o pedido. Tradução: metade mais curto.
Um grupo de cinco rapazes azougados dirigem-se à margem do rio (o tal que dá título ao filme) transportando um bote e acalentando a intenção de descer os seus rápidos. Três deles acorbardam-se e um outro mais voluntarioso replica : "We'll put it upstream". Tradução: Dividimo-nos em grupos de três. (Eles eram cinco note-se!)
O mesmo grupo mantinha uma conversa e alguém refere o nome John L. Sullivan que é traduzido por John Elson.
Pelo aqui demonstrado fica por demais consubstanciada a culpa dos arguidos. I rest my case.
(Tradução à la Pluridioma: Descanso o meu caso!)