segunda-feira, setembro 26, 2005

Acredite se quiser

Se eu vos dissesse que há professores que dão aulas à noite, numa escola onde não foram colocados, onde não só não dispõem de quaisquer auxiliares de acção educativa, como ainda são incumbidos de levar a chave e desligar o alarme antes de proceder à abertura e encerramento das instalações em cada dia de trabalho, acreditavam?
Pois parece que é prática comum e aceite esta modalidade de completamento de horário tão sui generis e este ano calhou-me a fava. Ou seja, além das aulas de 7º e 8ºanos que lecciono durante o dia, e porque sou efectiva, estou a receber o meu vencimento por inteiro e só me foram atribuídas seis horas lectivas, estou na calha para o que der e vier. Mesmo que isso signifique assumir funções docentes em outros dois ciclos para os quais não possuo habilitação profissional, pois o estágio que frequentei vincula-me ao 3ºciclo do ensino básico e ao ensino secundário.
Confusos? Eu também. Apesar da minha frustração de não leccionar turmas do ensino secundário durante 9 dos meus 10 anos de actividade lectiva refugiava-me na consolação de não ser coagida a leccionar outros ciclos. Este ano a surpresa foi a dobrar: informaram-me logo no primeiro dia de trabalho que iria provavelmente ficar responsável pelo ensino de Inglês nas escolas de 1ºciclo agregadas ao agrupamento de escolas a que me encontro vinculada. Uma semana depois informaram-me ainda que iria leccionar um curso de educação extra-escolar para adultos em regime nocturno (o tal em que supostamente deveria acumular funções de porteira).
Como tenho alguma dificuldade em acreditar que esta situação não tenha saído de um filme de ficção científica de qualidade duvidosa, vou reivindicar a legalidade destas decisões e fazer valer os meus direitos. Ou pelo menos morrer de stress a tentar...

12 Comments:

Blogger Carla Motah said...

Pois realmente é de bradar aos céus. No ano passado também tive de dar Inglês a alunos de um ciclo diferente,mas acumular com as funções de porteira já é demais. Força e faz-te ouvir a quem de direito.
Bjs

10:54 da tarde  
Blogger Cotovia said...

É uma vergonha!!! E cá está o Inglês no 1º ciclo! E o povinho vai acreditando… Não é preciso os professores terem habilitação, não! O que interessa é que os meninos tenham aulas de inglês!
Relativamente ao curso de formação de adultos, penso que é uma experiência bastante interessante, mas poderias ter tido a opção de escolha! E o interessante da questão fica só dentro da sala de aulae NÃO no portão da escola!!
Enfim… É uma vergonha! Beijinhos e boa sorte!

11:06 da tarde  
Blogger Madalena said...

Cá para mim os concursos são inspiração de algum autor frustrado de filmes de terror...
Um dia eu vou "esperá-lo"...
Beijinhos para Ti!

11:34 da tarde  
Blogger Pantera Cor-de-Rosa said...

Isto é demais, só no nosso país e na nossa profissão! E ainda dizem que os professores são uns calões, que têm uma boa vida! Estas histórias deviam ser do domínio público, para todos saberem como somos tratados pelos Ministério da Educação, somos "pau para toda a obra". Força, T-, não te cales; quanto mais nos calamos mais nos espezinham!!

12:02 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Extraordinário! Não é que eu ponha em causa a tua capacidade de cumprir com distinção essas tarefas múltiplas...mas, de facto, essa história é linda.
Eu acho que nós temos material para uma soap opera americana, uma telenovela mexicana e até um filme indiano musical.
Ainda vamos ficar ricas...
Beijos primita e luta, mas sem demasiado stress.

8:11 da manhã  
Blogger t-shelf said...

beijinhos a todas, hoje vou a caminho para reclamar no sítio próprio... vamos ver

9:49 da manhã  
Blogger Periférico said...

As estatísticas já são más para a educação nacional, mas quando se houve estas histórias a realidade ainda se torna mais assustadora :-(

Assim vai o ensino em Portugal!

Beijos

10:48 da manhã  
Blogger lilla mig said...

Acho que fazes muito bem, o mal do país é estarem todos habituados a que se deixe andar! Se muita gente reclamar e barafustar, pode ser que alguém seja ouvido um dia... Beijinhos e boa sorte!

11:00 da manhã  
Blogger Snail said...

Verdadeiramente Incrível! Vai para os media, conta à TVI, eles adoram um bom escândalo e pode ser que alguém se aperceba da rídiculas situações em que metem os profs.
Mas olhem que para muitos ainda somos uns "privilegiados"!

12:43 da tarde  
Blogger Poor said...

é uma pouca vergonha!

2:50 da tarde  
Blogger izzolda said...

Lá está, a "vida maravilhosa" dos profes, cheios de férias e tudo!
Destas situações como a tua não se vê publicidade...força nessas reclamações!**

4:19 da tarde  
Blogger Formiga Rabiga said...

Força nas reclamações. Grita se for necessário! Imagino que vás encontrar pelo caminho gente que só mesmo aos gritos.
Beijinhos, muita determinação e um bocadinho de sorte.

8:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home