quarta-feira, junho 22, 2005

Ritos de Passagem

Se nas civilizações primitivas o cerimonial de transição para a vida adulta era marcante, na civilização ocidental a manifestação destes ritos é um pouco mais subliminar.
O que se segue pretende ser uma pequena contribuição para o manifesto que poderia intitular-se “Socorro, estou a tornar-me adulta” e reza assim:

Sei que já estou a ficar entradota quando:
- em vez de noitadas em bares com copos, amigos e muitos disparates para contar aos netos perdem-se horas de sono a trabalhar em frente ao computador
- andar a pé torna-se a excepção e conduzir o cogitómetro* pessoal torna-se a regra
- as horas passadas ao telefone com os amigos são cada vez mais substituídas por horas a pensar em telefonar aos amigos
- aquela tia indiscreta que sempre nos embaraçou com as suas perguntas sobre namorados agora pergunta “Então e bebés?”
- nas lojas hesita-se entre o “se a sra precisar de ajuda disponha” e “posso ajudá-la menina” (embora para meu gáudio a última versão por vezes ainda resista incauta da aliança que no meu dedo sinaliza a transição)
- surpreendo-me a entabular frases com expressões como “no meu tempo...” próprias de uma nostalgia oh tempo volta pra trás e a recriminar algumas atitudes alheias demasiado pueris do alto dos meus 72 anos
- escrevo posts para ter muitos comentários a acrescentar pontos a manifestos próprios de uma excentricidade britânica


* o cogitómetro, vulgo automóvel, é o lugar de reflexão por excelência onde se procede à tentativa de ordenação das prateleiras da vida, usualmente a caminho do local de trabalho.

4 Comments:

Blogger Formiga Rabiga said...

Enquanto as rugas não fizerem parte da lista, está tudo bem ; )
(era o meu lado Gabrielle a falar)

11:39 da tarde  
Blogger Pitucha said...

É o horror das roupas que hoje veste a malta jovem? E com esta frase estamos prontas para o retiro! E eu que nunca aprendi a fazer tricôt...
;-)

8:03 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Este post de hoje mai-los comments estão uma "ruga" pegada :)))
Eu então, em face do que li, devo estar geronte e, todavia, continuo a sentir-me o "puto" de sempre .
Beijinho para si, minha senhora :)

10:43 da tarde  
Blogger Criança em Crescimento said...

O pior mesmo é quando dás por ti a dizer "ai que estás tão crescido! ainda ontem eras assim..." aí sim, é o princípio do fim!

12:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home