quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Vidas de luxo balofo

No nosso país uma ida ao cinema ainda pode ser considerado hábito de luxo. Digo isto por ter tido conhecimento de inúmeros casos de jovens adolescentes, alunos das mais diversas escolas, provenientes dos mais díspares meios socio-culturais, que nunca assistiram a uma sessão de cinema. Para mim, mais do que falta de interesse ou horizontes culturais, trata-se de uma inegável troca de prioridades. Ou será errado pensar que alguém que possui telemóveis de última geração não tem disponibilidade financeira para pagar um bilhete de cinema uma vez por mês?

8 Comments:

Blogger Folha de Chá said...

Concordo contigo - é troca de prioridades. A 7ª arte é-lhe (infelizmente) menos apelativa do que 300.000 mil sms para os amigos. ;)

11:59 da manhã  
Blogger izzolda said...

Pois, os luxos variam muito conforme as pessoas. Eu por exemplo, dispenso o topo de gama. E vivam os filmes :)

12:18 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Primita linda
Tens toda a razão, todinha mesmo! Nada a dizer!
Beijos

1:32 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

O problema é que isso acontece porque estão provavelmente longe das salas de cinema e os bilhetes são carotes.Com a idade deles não ía mensalmente ao cinema. Era de vez em quando...Eu ultimamene ando com falta de paciência para me fechar numa sala a ver um filme com o barulho das pipocas e dos telemóveis. Prefiro o ar livre ou o home cinema.Mas a coisa passa.

3:52 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Carlinha
Os alunos em questão moram a escassos 8 km do Forum Almada (por isso não podem alegar a distância como desculpa) e apesar de carotes os bilhetes de cinema são bem mais baratos do que qualquer modelo de telemóvel ou MP3 que eu vejo passear nas mãos deles. Mas isto sou eu com o meu mau feitio elitista. Não me parece que fosse necessário irem todos os meses, apenas me parece inacreditável não terem ido uma vez que fosse nas suas vidas mas enfim...

beijinhos a todas

7:44 da tarde  
Blogger Snail said...

Na maioria dos casos é mesmo uma questão de prioridades. Apenas em poucos se poderá dizer que não houve dinheiro para irem ao cinema pelo menos uma vez!
Bjs

8:00 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Sim, são prioridades e o facto de nunca sequer terem ido é triste e revela pobreza de espírito principlamente dos pais. Mas como é possível nunca terem levado os putos ao cinema? Depois do meu rebento nascer, faço questão de, à primeira oportunidade, o levar ao cinema, exposições, etc. para ver se não fica assim, um alienado.
Mas eu continuo a achar que 8 km do Forum, numa zona a roçar a parvalheira também é um contra. Digo eu, que sempre vivi numa zona em que ía ao cinema a pé , desde que tivesse o dinheirito na mão. Por outro lado, fui ao cinema pela primeira vez com 4 anos, mas isso é porque os meus papás eram (e são) lindos.
O mal do país, é o que eu digo, é a pobreza de espírito.
Beijinhos e boas sessões.

10:20 da manhã  
Blogger Carlota said...

São os típicos casos de "vidas de fachada", que são muito comuns em Portugal e, infelizmente, proliferam...
Beijola

1:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home