terça-feira, dezembro 13, 2005

Saudades da velha MTV

Desde que se impôs a MTV Portugal nas emissões por cabo deixei de nutrir o costumado interesse pelas novidades videomusicais. Afinal, novidades há muito poucas e nas playlists domina a globalização de gostos musicais mais totalitarista que já se viveu (um domínio pouco imaginativo do hip hop e correntes afins) apenas sabotada pelas estrelas de sempre, que pelo seu estatuto de intocáveis lá vão tendo direito a tempo de escuta (como os U2 ou a Madonna). Para além do mais, a qualidade das locuções no canal é duvidosa (a voz feminina que anuncia o programa Room Raiders insiste em chamá-lo Room Riders o que oferece contornos desconcertantes e quiçá libidinosos ao título) bem como a das traduções - um destes dias no programa Wanna come in alguém declamava uma deixa famosa de Shakespeare: Romeo! Romeo! Where art thou Romeo? que seria ignobilmente adulterada: Onde encontraste o Romeu?
Para uma fã inalianável das emissões do Alternative Nation (programa defunto da MTV Europe) com gostos bastante ecléticos (que vão da música clássica à world music) esta MTV tem sido uma gigantesca desilusão. Mas nada como estar doente e necessitada de miminhos para as mais pequenas surpresas assumirem proporções desmesuradas. Não é que tropecei no novo video dos White Stripes na MTV? E não é que estou na disposição de, nas próximas semanas, perdoar todas a caretas e trejeitos apalhaçados de Conan O'Brien, bem como o estridente som introdutório do trompete ou saxofone, ou lá o que é, que o anuncia ? E a que se deve semelhante bonomia? Conan O'Brien participa no referido video The Denial Twist e o resultado é tão surpreendente como excêntrico pelo que vale mesmo a pena (re)ver. Estes ventos de originalidade e diversidade deviam espalhar-se mais vezes por ali, porque nem só de Black Eyed Peas e 50cent vive a música moderna.

5 Comments:

Blogger Carlota said...

Agora deixaste-me de rastos...
Não faço ideia de quem sejam os White Stripes. Mas isto não fica assim!... Logo que tenha oportunidade vou ver quem são.
A ver se também vejo esse clip, pois se o efeito é ficar com uma melhor impressão do Connan O'Brien, há que dar uma oportunidade a esse pobre coitado.
Partilho a tua opinião sobre a MTV. Sei que agora há várias, mas não consigo ver nenhuma.
E também concordo com o que dizes sobre as traduções nas legendagens dos programas de TV. Uma das que mais me irrita é quando traduzem "eventually" por eventualmente. É preciso ser muito pouco profissional!
Beijolas e continuação das melhoras!

4:27 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Estar doente dá-te inspiração!
Beijos primita

4:31 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Carlota
sugiro os temas: seven nation army; I just don't know what to do with myself; The hardest button to button só para começar a entrar na sonoridade. boa investigação ;)

Pitucha
Horas no computador dá nisto.
bjs às duas

4:53 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Bem ainda não vi o vídeo, mas o O´Brien é mesmo irritante. Já não tenho paciênca para a MTV. É só música enlatada.
Estás melhor da cof cof? Olha que tu trata-te miúda.
Beijinhos

8:23 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Carlinha
Já estou bem melhor obrigada. bjs

12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home