segunda-feira, julho 10, 2006

Castigo ou mordomia?

Por intermédio de um familiar fiquei ontem a saber que há estabelecimentos prisionais em Portugal com ar condicionado, TVcabo, biblioteca, ginásio e outros serviços dignos de um verdadeiro hotel. Além do mais, as instituições de defesa dos direitos humanos fazem questão de espiolhar todos os cantos mais recônditos em prol dos direitos dos presidiários.
Comparando esta realidade com uma outra que conheço bem de perto, e considerando que na quase totalidade das escolas públicas deste país ainda se esquematizam conhecimentos em quadros de ardósia, em instalações por vezes bastante decadentes, permeáveis às agruras das condições metereológicas dominantes (nomeadamente a canícula abrasadora do Verão e o enregelamento digno de um Inverno da Sibéria) com sanitários pouco dignos dessa designação, e escassos pavilhões desportivos; fico baralhada. Afinal quando alguém é condenado a uma pena efectiva de prisão está a ser castigado pela sociedade por um acto criminoso e recriminável ou está a passar umas férias, sem ordem de saída, num hotel pago pelos contribuintes ?

4 Comments:

Blogger Pitucha said...

Primita linda, em que temas tu te foste meter! E se vamos listar todas as injustiças deste mundo, tens temas para muitos posts...
(eu diria, mas com riscos de que me insultem, que não são as prisões que estão mal, mas sim as escolas!) E agora saio de mansinho.
Beijos para os shelves todos

7:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O teu familiar deve ser carcereiro. A pespectiva dele, de um estabelecimento prisional, está um pouco deturpada.
Das duas uma: ou ouviste, pela primeira vez, uma descrição de uma prisão (e retiveste apenas os "soundbytes" que te interessavam), ou nunca pernoitaste num hotel digno desse nome.
E com a choraminguice típica da classe, foste logo buscar exemplos do Ensino. Porque não comparaste as prisões com as repartições de finanças a cair aos bocados, às minas, às plataformas petrolíferas, às fábricas do Vale do Ave?
Desculpa-me o azedume. Mas a comparação no post pareceu-me um tanto torpe.

7:57 da tarde  
Blogger être et avoir said...

Pois é, ainda te digo mais. Na semana passada estive a falar com um individuo que estava preso, mas a fazer trabalhos na escola (de forma a pagar a dívida ao tribunal) e ele proprio disse que "se está muito bem na prisão, comida todos os dias, roupa lavada, boa vida!" E eu fiquei a pensar precisamente o mesmo que tu!!!

11:53 da tarde  
Blogger Criança em Crescimento said...

Olha que eu vou já dar azo à loucura e matar uns dois ou três!

(olha que eu conheço essa realidade e de luxo nem o nome! o homicida comum, o zé das couves, dorme numa pedra na solitária de 0,5m2, virada de frente para um buraco de grades, sem vidro, onde de verão fazem temperaturas negativas devido à nortada que se sente incessantemente. A prisão de luxo é só para alguns)

5:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home