segunda-feira, maio 29, 2006

Sintonias

A propósito disto parece-me fácil antever a catadupa de chantagens, ameaças e outras diligências intoloráveis que certos Encarregados de Educação sem escrúpulos e com princípios morais pervertidos, irão desencadear, servindo-se desta avaliação como meio de conseguir a tão almejada aprovação escolar de seus rebentos. Se, presentemente, nalguns casos, esta ignominiosa prática é habitual, sê-lo-á muito mais quando se instituir como moeda de troca uma apreciação avaliativa do desempenho profissional do docente por parte dos pais.
Os mesmos pais que no decorrer da totalidade de um ano lectivo não comparecem uma única vez para se inteirarem do desempenho escolar dos seus filhos;
Os mesmos pais que se declaram incrédulos perante determinadas atitudes tomadas pelos seus filhos adolescentes, e que consideram determinadas sanções disciplinares demasiado severas;
Os mesmos pais que declaram "não saber o que fazer aos filhos" que têm comportamentos desadequados, irreverentes e violentos e que em vez de exercerem a sua autoridade paternal penalizando-os, os premeiam com viagens de férias a Cabo Verde, "porque ele não ia ficar cá sozinho e toda a gente chumba uma vez", e aparelhos de MP3;
Os mesmos pais que consideram que "toda a gente já fez cábulas" e que por isso, apesar de a professora ter visto, durante o teste de avaliação de uma língua estrangeira, escrita na mão da aluna, uma lista de palavras, anular por completo apenas a composição escrita "é demasiado rígido".
E enquanto ninguém sequer pestaneja perante o anúncio de tal medida, por entre o entretenimento do Rock in Rio e do Mundial de Futebol (pois o que faz falta é animar a malta), imagino que revolução se encetaria no país caso tal avaliação fosse implementada de forma semelhante à classe médica ou política.

9 Comments:

Blogger Folha de Chá said...

Acho a avaliação os professores pelos pais demasiado perigosa. «Cada um no seu galho» e e bem verdade. A maior parte dos pais não se qualifica para ser professor, como os saberá avaliar?

4:23 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Folhita
Exactamente! E se pensarmos no grau de iliteracia/analfabetismo que ainda reina neste país percebemos o quão perigosa a ideia pode ser. Será mais uma ideia brilhante do executivo só para mostar "serviço feito" que esperamos sem continuidade legislativa.

4:27 da tarde  
Blogger 'Tá Difícil said...

A mim também me choca o desrespeito que se tem vindo a promover à figura do professor. Esta constante desautorização da sua imagem trará, certamente, maiores danos psicológicos às crianças e adolescentes do que o seu chumbo justificado.
Já não sou estudante há uns bons anos, mas as minhas referências continuam a ser os meus avós, os meus pais e alguns dos meus professores, cujo respeito me era incutido em casa, mesmo quando um ou outro não o merecesse de todo.

Se os pais passam cada vez menos tempo de qualidade com os seus filhos, se a figura do professor está tão desgastada e suja perante os alunos, que referências terão quando chegarem à minha idade?

E os professores? Onde vão buscar vontade e motivação para se aperfeiçoarem no sentido de serem uma referência para o aluno?

Para terminar... uma tal situação não se poria na classe médica (e arrisco a dizer, ou mesmo política) pois tanto uns como outros, em matéria de defenderem os seus interesses, são extremamente unidos e estrategicamente posicionados como a falange romana... defendem-se uns aos outros exemplarmente e são lamentavelmente intocáveis.

7:50 da tarde  
Blogger 'Tá Difícil said...

(Ah... faltou-me deixar-lhe)

Um beijinho, boa semana!

7:52 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Mais uma ideia "brilhante" do nosso executivo.

9:29 da manhã  
Blogger t-shelf said...

tá difícil
ainda bem que não sou só eu (que sou tremendamente suspeita pela profisão que exerço) que sinto esta ideia como um atentado ao pouco de bom que o ensino ainda vai tendo. Boa semana
bjs

Carla
estas ideias brilhantes tendem a ser cada vez mais e piores.
bjs

11:56 da manhã  
Blogger Pitucha said...

E para quando uma avaliação dos pais?!
Beijos primita

1:19 da tarde  
Blogger Cotovia said...

Estou em sintonia contigo!

6:54 da tarde  
Blogger Snail said...

Plenamente de acordo! Escandaloso!

8:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home