segunda-feira, fevereiro 20, 2006

O mundo de Sophia

Hoje, como em tantos outros dias, foi-me solicitado que acompanhasse alunos sem aulas. A turma em questão iria ter uma aula de Língua Portuguesa e a respectiva professora deixara uma ficha de leitura para realizarem. Versava a narrativa infanto-juvenil O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Distribui tarefas e deixei-me envolver pela leitura, de modo a poder, de algum modo, orientar as actividades propostas. Apesar das inevitáveis repreensões e repetidos pedidos de silêncio, o tempo voou e abandonei-me ao encanto e magia da obra. Perdi-me nas florestas da Dinamarca, passeei de gôndola nos canais de Veneza e quase toquei as pinturas de Giotto. Nunca uma aula de substituição me foi tão leve e aprazível...
Posologia: Obra de leitura infantil obrigatória. A ler por mães, pais, avós ou avôs, em voz alta, ao adormecer, por altura do Natal.

9 Comments:

Blogger NoKas said...

Adoro o Mundo de Sophia! É a minha escritora preferida e sem dúvida que desde pequena que eu sonho ser uma "Menina do Mar"! Obrigada, Sophia!

9:54 da manhã  
Blogger Cotovia said...

É um mundo muito especial. Sabes, quando ilumino a árvore de Natal, vem-me sempre à memória o Cavaleiro.
Beijinhos

12:02 da tarde  
Blogger Carlota said...

Posologia anotada e agendada!:)
Beijola

12:08 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

A Menina do Mar conheço e gosto muito, como, de resto, acontece com outros textos de Sophia. Acredito que também irei gostar do Cavaleiro da Dinamarca e será com certeza outro livro para a bibioteca do meu principezinho.
Beijinhos.

2:24 da tarde  
Blogger Snail said...

Tb gosto muito da sofia. O "piqueno" já tem um livro dela, que agora não me lembro o nome, mas que tb conta uma história de natal. Já o li uma série de vezes, para além das óbvias leituras d'"A menina do mar" e d'"A floresta" em criança. bjs

7:19 da tarde  
Blogger Madalena said...

Gostei muito muito também. Desse e dos outros. Mas o Cavaleiro da Dinamarca tem a magia do Natal, que mesmo em vésperas de Carnaval sabe muito bem, não sabe?
Beijinhos, Ti & Tizinha.

1:03 da manhã  
Blogger lilla mig said...

Ainda não li! Mas fiquei curiosa! :)

2:51 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Que bom, o que me foste lembrar. :) Já não leio este «Cavaleiro...» há tanto tempo. :) Foi também nos bancos da escola que o li pela primeira vez, leitura obrigatória, ou algo assim. E é mesmo: leitura obrigatória. :)

7:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sophia e uma rapariga!!!
hauhshuahushs
e vcs vao tomar no cu pra dentro!!!
xau moi d bct!!!


meu nome e arthur

7:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home