terça-feira, novembro 15, 2005

Das alegrias da docência e outras doudeiras

Cada vez menos me surpreende a falta de criatividade linguística das minhas populações discentes (sim populações, ou como deverei apelidar grupos heterogéneos de 28 indivíduos ou mais?). Hoje, quando virei costas para assomar à porta e recorrer à auxiliar de acção educativa do pavilhão onde leccionava, fui brindada com a expressão: Pikachu do orgão sexual masculino (em versão português vernáculo). Se bem tive a ocasião de lembrar há pouco tempo, quando por acaso reencontrei uma ex-colega de turma, no 9ºano, esses tempos saudosos e despreocupados, uma das professoras foi (sem saber, como convém nestas circunstâncias) por ela alcunhada de Bafo de Onça. Ora, ignorando oportunamente o potencial destrutivo de tal designação (que aliás nunca foi activado, pois a alcunha morreu com aquela turma e a professora em questão nunca foi confrontada com ela) não deixa de ser curioso que o tal epíteto demonstre alguma inventividade no modo como adolescentes atentos revelavam, desta forma inaudita, a sua dificuldade em suportar o hálito de fumadora inveterada da referida professora.
Mas para desanuviar deste episódio dantesco, e antes que os dedos me escapem para aquele célebre intróito do No meu tempo fica um desafio (muito pouco) literário (a parte das outras doudeiras é agora!). Completar a ladainha que se segue, fruto imposto ao cérebro cansado numa destas noites e que reza assim:
Lá vem o frio
Lá vem a aguada
Foi-se o Estio
Fico enregelada
Manta no regaço
Chinelo no pé
...

6 Comments:

Blogger Pitucha said...

Sinto-me tão ignorante... Talvez a Madalena ou a Laura te possam ajudar.
Beijos primita linda

7:33 da manhã  
Blogger Poor said...

na mão um bagaço
no coração muita fé!

estupidez, foi o que saiu!

2:18 da tarde  
Blogger Formiga Rabiga said...

Eu estou como a Pitucha : )
Acho que isto é mote para o espumante fazer uma ladainha interminável : ))

7:47 da tarde  
Blogger Madalena said...

chinelo no pé?????
Não sai nada não, Ti.
Há-de vir aí o Espumante e a sua veia poética vai resolver esta desinspiração.
Beijinho para Ti!!!!

10:50 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

...Emborco o bagaço
Regressa-me a fé.
Digiro a maneira
Do post que li
co'a irrequieta "doudeira"
da nossa Ti.

(A Formiga mandou e eu obedeço)
:)

9:09 da manhã  
Blogger Nelson Reprezas said...

Peço desculpa...
Afinal a Madalena também acha que me arrimo à rima...
:)
Por isso obedeço às duas e não só à Formiga. Mas aquilo não foi ladainha, foi uma coisita sem tino e cheio de pressa...
beijinhos

11:41 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home