quinta-feira, novembro 10, 2005

Sabedoria popular*

A cada Bacorinho, vem seu S. Martinho.
Não há bacorinho sem seu S. Martinho.
No dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho.
No dia de S. Martinho, mata o teu porco e prova o teu vinho.
No dia de S. Martinho: lume, castanhas e vinho.
Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho.
Quem bebe no S. Martinho, faz de velho e de menino.
Queres pasmar o teu vizinho? Lavra e esterca p'lo S. Martinho.
Se o Inverno não erra caminho, têmo-lo pelo S. Martinho.

*em honra de S.Martinho.

6 Comments:

Blogger Joana said...

Eu tenho outro, mais familiar, mas que ainda assim se verifica todos os anos (e espero que assim continue durante mais uns quantos).
No S. Martinho, faz anos o Manelinho! (O meu pai.)
;)
Bom fim-de-semana!

11:34 da tarde  
Blogger Pitucha said...

Hoje apetecia-me mesmo castanhas assadas (mas sem ter que ser eu a assá-las tá bem de ver).
Mas aqui não há, snif.
Beijos primita e come umas por mim.

7:44 da manhã  
Blogger Poor said...

o que eu sei é que em toda a sabedoria se bebe!ah pois!
beijinhos

2:42 da tarde  
Blogger Cotovia said...

E mais um: "O Verão de S. Martinho é bom, mas é curtinho."
E outro: "Pelo S. Martinho, semeia favas e linho."
Beijinhos e bom Magusto.

5:44 da tarde  
Blogger Formiga Rabiga said...

Isso está enganado. Pelo menos a parte final - a do inverno - então não estamos no verão de São Martinho?
Este sol é o quê afinal?
Beijinhos e boas castanhas que eu daqui a pouco vou-me a elas também.

8:41 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

Em dia de S. Martinho... ou volto a fumar ou fico cada vez mais gordinho
:)))

9:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home