domingo, fevereiro 26, 2006

Boas notícias para os sedentários empedernidos

A American College of Sports Medicine, incontestável instituição de referência mundial no âmbito da medicina desportiva e barómetro da avaliação e prescrição de exercício físico, divulgou um estudo em que se desenham novas esperanças para todos os que lamentam não ter tempo para praticar qualquer tipo de actividade física.
O estudo já foi publicado há algum tempo e para muitos não será novidade, mas segundo o mesmo, sessões de exercício mais curtas, bem distribuídas ao longo do dia e da semana, podem obter os mesmos benefícios que sessões mais prolongadas. Isto é, os investigadores atribuiram programas de treino de diferentes durações, que iriam ser avaliados ao longo de um período de seis semanas, a dois grupos de indivíduos. A actividade a realizar seria a caminhada.Um dos grupos realizaria várias sessões mais de 10 minutos cada por dia, enquanto o outro realizaria sessões compactas de trinta minutos. No entanto o artigo que li não especifica quantas vezes por semana este treino teria lugar. Apesar disso, é interessante notar que os resultados finais do estudo foram semelhantes nos dois grupos, que obtiveram benefícios a nível da distribuição da gordura corporal, contribuíndo para redução de risco de doença cardiovascular, e diminuição da pressão arterial, da tensão e ansiedade.
Portanto, façam o favor de deixar o automóvel estacionado a dez minutos a pé do emprego, subir mais escadas e ir passear o cão ou a bicicleta. Pelo menos 3x 10 minutos por dia, umas 3 vezes por semana, que é o mínimo desejável e eficiente na conquista de efeitos benéficos (segundo me diz o entendido cá de casa).

2 Comments:

Blogger Folha de Chá said...

Como sou um bocado contra os elevadores, todos os dias vou do -3 para o 1 a pé. Subir e descer escadas também conta? :)

5:29 da tarde  
Blogger t-shelf said...

folhinha
claro que conta! É dos melhores exercícios aeróbicos que se podem fazer no dia-a dia sem reparar.

9:31 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home