quinta-feira, julho 14, 2005

O cérebro Jekyll e o cérebro Hyde

As investigações mais recentes efectuadas no âmbito da neurologia apontam para a importância da síntese entre psicologia e biologia.
David Servan-Schreiber, no seu Curar, faz referência à necessidade de harmonizar os dois cérebros, pois acredita tal como António Damásio que "a vida psíquica é o resultado de um esforço permanente de simbiose entre os dois cérebros. De um lado, um cérebro cognitivo, consciente, racional e voltado para o mundo exterior. Do outro, um cérebro emocional, inconsciente, preocupado em primeiro lugar com a sobrevivência e antes de mais conectado com o corpo. " (Servan-Schreiber 33)
A cooperação entre os dois (o cognitivo Jekyll e o emocional Hyde) resulta pois numa harmonia interior, num bem-estar psíquico e físico. Mas se ambos disputam o controle do pensamento, das emoções e do comportamento dá-se o inevitável caos, muitas vezes culminando em ansiedade e depressão.
Considerando que 2 terços do cérebro são ácidos gordos - constituinte de base da membrana das células nervosas , rapidamente se conclui que se a alimentação não renovar essas reservas o cérebro tem dificuldade em funcionar em pleno (a tal articulação) Assim, pesquisas recentes alertam para a importância dos Omega-3 -ácidos gordos característicos das algas e plâncton que nos chegam através do peixe e crustáceos- para alimentar o cérebro. Além disso, há ainda experiências científicas que comprovam que "a fisiologia dos mamíferos se desorganiza quando as relações afectivas se degradam". (Servan-Schreiber 173) O que simplificadamente significa que o amor tem um efeito protector contra a degradação/infecção do corpo humano e se afigura muito relevante na recuperação deste.
Se outra justificação não houvesse senão o mais puro dos egocentrismos, ainda assim seria evidente que devemos sempre acarinhar as pessoas que são importantes na nossa vida e fazê-las sentir amadas constantemente. Mesmo depois daqueles momentos de fúria em que não apetece nada reconhecer que apesar do mau feitio e dos arrufos o amor prevalece inalterável.

8 Comments:

Blogger Pitucha said...

Primita, falta-te a segunda conclusão: alimentar o cérebro com camarões grelhados e molho picante, com uma cerveja geladinha, mais um gelado à sobremesa ... ops, acho que estou a delirar!
Beijos

5:07 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Bom pelo menos chegaste até ao fim do post ;) Camarões grelhados parece-me mto bem

6:39 da tarde  
Blogger Formiga Rabiga said...

E declarações de amor, diariamente, logo ao acordar também deve fazer bem : )

8:47 da tarde  
Blogger t-shelf said...

formiga
se já se estiver em talking mode por supuesto, que eu às vezes de manhã quando não dormi tudo só consigo grunhir ;)

9:30 da tarde  
Blogger Nelson Reprezas said...

chapeau Ti. Se é por andares meio desocupada que escreves assim, não te ocupes tão cedo.:))
Beijinhos

9:40 da tarde  
Blogger t-shelf said...

espumante
elogios de sua excelência são uma honra que nem sempre mereço. Mas ontem à noite esta leitura de cabeceira deu-me insónia e inspiração que espero ter aproveitado da melhor forma porque devia mesmo concentrar-me noutros argumentos mais académicos em preparação;) Thanks

11:21 da tarde  
Blogger Madalena said...

Ti, vou tentar pôr em prática a parte das comidas e dos omegas. As outras, as do amor e tal, também tenho tido cuidado. E muita sorte! Eles não falam na sorte? Eu sou uma fanática da sorte. Deve-se acreditar na sorte, chamá-la, segui-la persegui-la e deixá-la tomar conta da nossa vida, em parte e depois de termos feito tudo oq eu considerámos importante ser feito...
Beijinhos Ti!
Boa sorte para TI!

11:31 da tarde  
Blogger lilla mig said...

Sem dúvida, as demonstrações de afecto são importantíssimas na vida! Às vezes pergunto-me como pode alguém sobreviver sem elas! Joka grande

7:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home