quinta-feira, outubro 13, 2005

Vida Nova

Exerço uma profissão que para mal ou bem me faz sentir como se todos os anos iniciasse um novo emprego. O espaço é outro, os colegas de trabalho também, as regras de funcionamento, o horário (que pode até ser nocturno e ter intervalos de 8 horas entre o primeiro e o último tempo lectivo) os alunos enfim, é todo um mundo novo. O encanto desta constante mudança que antes se afigurava como estimulante e destruidor de rotinas indesejadas assume agora, face ao esforço também ele constante de tantos anos de adaptação, proporções de infortúnio pessoal. A vida também se quer de rotinas, de seguranças e certezas. E mais uma vez sou assaltada pela insegurança que me desiquilibra o humor e a paz. Mais uma vez se materializa um desafio que não tenho vontade de assumir, quando me cabe a tarefa de ensinar Francês 9 anos depois de tê-lo feito pela primeira e única vez. Comiseração desnecessária e fútil, dirão vocês, afinal tens um curso de Francês Ti e há tanta gente desempregada. Mas nada disso me faz sentir melhor. Faz antes pressentir que este cansaço de tantos desafios profissionais ininterruptos e este desgaste emocional de tantos anos dançando, cantando e rindo na corda bamba da mudança imposta terão o seu custo. Resta saber qual e com que fim.

10 Comments:

Blogger lilla mig said...

Francês??? Agora?? Essa realmente não esperaria nunca!... Coragem!

4:31 da tarde  
Blogger Cotovia said...

Se calhar as minhas palavras deveriam ser de ânimo e incentivo, mas não consigo! GRRRRRRRR! Os quadros de zona não optam só por um dos grupos? Como é que é possível? GRRRRRRRR!

8:05 da tarde  
Blogger Carla Motah said...

Pois, o estranho é que é de outro grupo disciplinar, certo? Essa vem na linha daquela minha turma de 5ºano que, para piorar, ainda veio com bónus de DT. Mas onde é que se está a cumprir a lei?

8:33 da tarde  
Blogger Snail said...

Que Raio! realmente a nossa vida é uma constante interrogação e temos de estar aptos a tudo, sempre a sorrir pq afinal temos é mta sorte em ter trabalho!!
Surreal... but true!

9:32 da tarde  
Blogger Pantera Cor-de-Rosa said...

Ó Ti, este ano calha-te tudo, não? Espero que já não te possam atribuir mais horas... Beijinhos solidários.

10:00 da tarde  
Blogger t-shelf said...

Queridas meninas
Devria estar grata por afinal me ter livrado do ensino nocturno mas por enquanto não consigo. Esta noite vou ter insónia mas depois tudo entra na rotina, espero eu. É só um bocadinho daquele medo do palco que os actores também têm antes de estrear uma nova peça. beijinhos a todas e obrigada pelo apoio.

10:59 da tarde  
Blogger Madalena said...

O problema é a imposição. Isso é que dói. Espero que te aconteça o mesmo que já me aconteceu muitas vezes: até corre bem!!!
Mil beijinhos, querida Ti!

11:14 da tarde  
Blogger Formiga Rabiga said...

Ti, enfrenta o desafio de estimular os teus alunos a gostar de francês que é tão bonito e que, do que sei, eles têm tanta dificuldade em aprender. Eu sou da geração do francês, adoro a música francesa - os meus excelentes professores contribuiram para isso - e lamento profundamente a rejeição de que está a ser alvo.

1:14 da manhã  
Blogger Pitucha said...

Estágio em Bruxelas preparado e assegurado! Bora daí falar francês, primita. E chegas quando? Bah oui, c'est une invitation...
Beijos

6:21 da manhã  
Blogger izzolda said...

Vais ver que é como andar de bicicleta ;) essas coisas voltam! Força**

10:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home